A Ansiedade é Natural!

Autor: Nathália Helena Vieira Ribeiro   |   Publicado em: 11 de Janeiro de 2022

A ansiedade é uma emoção natural do ser humano. Na realidade, ela é uma habilidade que desenvolvemos ao longo da evolução, que nos permite entrar em estado de alerta para nos defendermos de possíveis perigos.

Com o desenvolvimento da humanidade, ficamos cada vez menos expostos às ameaças naturais, porém, este mecanismo de defesa continua a ser acionado sempre que ficamos diante de alguma situação de surpresa ou que causa alguma expectativa de futuro: temos MEDO do desconhecido.

O medo literalmente prepara nosso corpo para 4 possíveis situações:

1️⃣ Luta - mostrar-se perigoso, atacar ou revidar

2️⃣ Fuga - evitando o perigo

3️⃣ Paralisia - cogelar quando fugir é inviável

4️⃣ Desfalecimento - submissão/pacificação ou desmaio para não sentir a dor


Em todas estas situações há uma hiperativação do circuito do medo que dispara padrões pré-organizados de comportamento na presença de um suposto perigo. Logo, uma das melhores formas de lidar com a ansiedade é identificar O QUE de fato está causando este quadro. E se a história que estamos contando na nossa cabeça está baseada em evidências/fatos concretos ou apenas possibilidades pouco prováveis de acontecerem.

Muitas vezes não é fácil descobrir isso sozinho. Se você tem esses sintomas com frequência e sente que eles tem lhe causado algum tipo de prejuízo, considere procurar ajuda profissional.


Referências


Estratégia A.C.A.L.M.E-S.E. para lidar com a Ansiedade

Autor: Nathália Helena Vieira Ribeiro   |   Publicado em: 12 de Julho de 2021 


A estratégia A.C.A.L.M.E-S.E. foi adaptada à realidade brasileira pelo psicólogo Bernard Rangé. Segundo esta ferramenta, a chave para lidar com um estado de ansiedade é aceitá-lo totalmente.  Cada letra da palavra A.C.A.L.M.E-S.E. corresponde a um passo para chegar a um estado de menor ansiedade e alívio dos sintomas, como você pode ver a seguir: 

ACEITE a sua ansiedade. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o seu desconforto. Ao invés disso, aceite a sesação desagradável e flua com ela.

CONTEMPLE as coisas em sua volta. Não fique olhando para dentro de você, observando tudo e cada coisa que você sente. Deixe acontecer com o seu corpo o que ele quiser que aconteça, sem julgamento.

AJA com sua ansiedade. Aja como se você não estivesse ansioso. Diminua o ritmo, a velocidade com que você faz as suas coisas, mas mantenha-se ativo(a)! Não se desespere, interrompendo tudo para fugir.

LIBERE O AR de seus pulmões! Respire bem devagar, calmamente, inspirando pouco ar pelo nariz e expirando longa e suavemente pela boca. Procure descobrir o ritmo ideal de sua respiração e você descobrirá como isso é agradável.

MANTENHA cada etapa anterior, passo a passo, até que a ansiedade fique mais suportável.

EXAMINE os seus pensamentos. O que é que você está dizendo para si mesmo na sua cabeça? Existem evidências de que isso seja verdade? Existem outras formas de entender o que está acontecendo?

SORRIA, você conseguiu! Você merece todo o seu crédito e todo o seu reconhecimento. Você conseguiu, sozinho(a) e com seus próprios recursos, tranquilizar-se e superar este momento. Não é uma vitória, pois não havia um inimigo, apenas um visitante de hábitos estranhos que você passou a compreendê-lo e aceitá-lo melhor. Você agora saberá como lidar com visitantes estranhos.

ESPERE o futuro com aceitação. Livre-se do pensamento mágico de que você terá se livrado definitivamente de sua ansiedade, para sempre. Ela é necessária para você viver e continuar vivo(a). Em vez de considerar-se livre dela, surpreenda-se pelo jeito como você a maneja, como você acabou de fazer agora. Esperando a ocorrência de ansiedade no futuro, você estará em uma boa posição para lidar com ela novamente.