Distúrbios do Sono e Transtornos Psiquiátricos

Autor: Nathália Helena Vieira Ribeiro   |   Publicado em: 21 de Janeiro de 2022

Você sabia que dormir menos de 6 ou mais de 9h por noite pode ter ligação com algum transtorno mental? Muitas vezes essa relação funciona nas duas direções, ou seja, existem algumas condições de anormalidade psíquica que podem afetar a qualidade do sono, da mesma maneira que distúrbios como a insônia, hipersonia, paralisia do sono e demais, podem ser oriundos de transtornos psiquiátricos.

E já sabemos disso a algum tempo! Em uma pesquisa com mais de 7.000 pessoas em diferentes grandes cidades dos EUA de 1981 a 1985, foi relatado dentro dos critérios de transtornos mentais, que mais indivíduos apresentaram queixas de insônia (40%) ou hipersonia (46,5%), em comparação com pacientes sem queixas de sono (16,4%).

Outro estudo um pouco mais atual, com quase 15.000 indivíduos menciona que 28% dos participantes com insônia tiveram diagnóstico de transtornos mentais, e 25,6% tinham antecedentes psiquiátricos. Na maioria dos casos de transtornos de humor, a insônia apareceu antes ou simultaneamente com os respectivos sintomas. No entanto, quando transtornos de ansiedade estavam envolvidos, a insônia apareceu ao mesmo tempo ou após o início da ansiedade.

Curiosidade importante: problemas com sono na infância podem anunciar transtornos de ansiedade em adultos. Uma análise com mais de 900 crianças ressaltou que distúrbios no sono durante a infância previram o desenvolvimento do transtorno de ansiedade, mas sem transtornos depressivos durante a vida adulta.

O reconhecimento dos sintomas de transtornos psiquiátricos associados aos problemas de sono é muito importante e traz implicações na psicoterapia.

E você, tem notado algum problema durante o seu sono? 


Referência